Cerca de 250 pessoas se reuniram no último dia 8 de maio no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, durante o 1º Seminário Metropolitano do Macrozoneamento da RMBH (MZ-RMBH). O evento foi organizado pela equipe técnica da UFMG com apoio da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte e contou com a presença de representantes da sociedade civil; gestores e técnicos de 31 municípios da região metropolitana; membros do poder público estadual - em especial a Agência Metropolitana - e equipe da universidade envolvida no projeto.
O objetivo central do seminário foi debater os resultados da primeira etapa do Macrozoneamento, ou seja, o resultado das discussões do Ciclo A de oficinas públicas e internas, realizadas para a identificação preliminar das Zonas de Interesse Metropolitano (ZIMs) e das Áreas de Interesse Metropolitano (AIMs). O mapeamento das tendências recentes da expansão metropolitana, revisto e atualizado a partir dos estudos feitos para o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da RMBH (PDDI/2010), resultou em uma divisão do território em seis vetores de expansão, através dos quais foram apresentadas as ZIMs e AIMs em maior detalhe, ao mesmo passo em que as questões comuns de cada vetor foram destacadas.
Para se alcançar os resultados foi essencial o diálogo entre o saber cotidiano, as vivências metropolitanas, trazidos pela sociedade civil e equipes das prefeituras, somados ao conhecimento técnico e acadêmico. Tal interação possibilitou estabelecer uma proposta inicial para o amadurecimento da discussão sobre o que virá a ser o macrozoneamento metropolitano em construção no estado de Minas Gerais.
O Seminário reafirmou ainda a importância do processo participativo, por possibilitar o envolvimento de um grande número de cidadãos nas discussões e definições do projeto. Nesse sentido foi destacada a relevância das ferramentas de comunicação para a difusão das informações que estão sendo reunidas e consolidadas. O sítio Plano Metropolitano - www.rmbh.org.br, as redes sociais e o Informe Metropolitano são instrumentos fundamentais para a ampliação do debate em torno deste momento do planejamento da RMBH.
A próxima etapa acontece a partir de agosto e destina-se à execução do Ciclo B de oficinas e seminários públicos, eventos destinados ao refinamento das ZIMs e AIMs. Estão previstos dois seminários de planejamento e avaliação na UFMG, abrindo e fechando o Ciclo; e oficinas em seis municípios da RMBH. A meta é que se alcance ao fim do Ciclo uma configuração mais precisa das Áreas e Zonas de Interesse Metropolitano.